Área Restrita


O Processo Civil Contemporâneo: do Estado Liberal
ao Estado Democrático de Direito


Breve Apresentação do Grupo
 

O grupo de pesquisa “o Processo Civil Contemporâneo: Do Estado Liberal ao Estado Democrático de Direito” foi fundado em 2010, sob a liderança do professor Darci Guimarães Ribeiro, tendo como objetivo analisar o direito processual civil pela matriz teórica da teoria do Estado, de modo a compreendê-lo numa perspectiva afinada com o Estado Democrático de Direito e com o Constitucionalismo contemporâneo. Em menos de um ano de funcionamento, o grupo organizou alguns eventos jurídicos para apresentação de temas atuais do processo civil dentro da matriz teórica proposta e está finalizando uma obra coletiva sobre o processo civil.

O grupo tem uma estrutura de funcionamento que permite uma ampla participação de todos os seus membros. Primeiro, é feito o levantamento bibliográfico acerca das temáticas propostas e, posteriormente, há uma distribuição de leituras entre os seus integrantes, de forma individual ou em grupos. Cada grupo ou integrante ficará então encarregado de um bloco temático, que poderá abranger tanto a leitura de um livro, quanto a leitura de alguns artigos jurídicos. O estudo realizado será compartilhado entre todos os colegas, inclusive com troca de ideias pelo site do grupo. Depois, os temas serão apresentados entre os colegas, de modo que todos os integrantes terão conhecimento de todas as matérias, ainda que com a leitura apenas de textos do seu bloco temático. Com isso, cada integrante do grupo poderá contribuir para a pesquisa dos seus colegas.

Apesar de contar com uma perspectiva teórica forte para a compreensão do processo civil, o grupo tem como característica a abertura para a troca de ideias e para o debate franco e saudável com as mais diversas teorias jurídicas do processo civil. Dessa forma, agrega-se entre os seus integrantes, sob a mesma matriz teórica, perspectivas diversas sobre o processo civil e sobre o direito, o que vem somente a enriquecer o estudo pessoal de cada um e a somar para o crescimento de uma massa crítica acerca do processo civil.

.

Enquete

Você é a favor da proposta de emenda constitucional que institui a repercussão geral no recurso especial?
 
Desenvolvido por EstúdioMX